19 de Maio de 2022

Algoritmo não é receita de bolo! (Ou será que é?)


Os algoritmos usam variáveis através de um processo para alcançar um objetivo. Falei grego? Deixe-me explicar melhor: quando uma pessoa vai fazer um bolo, ela leva em conta a receita e as experiências que ela já teve ao preparar aquilo antes. A manteiga está endurecida? Ela derrete. O forno esquenta muito de um lado? Coloque a forma longe dele. Etc. 

No processo digital, o algoritmo também segue uma receita e leva em conta a experiência na hora de tomar decisões, mas tudo isso acontece de forma automática, por meio de software. 


Como funciona?


O algoritmo do Instagram está diariamente reunindo informações sobre os usuários e coletando dados para a sua “receita” de entregar conteúdos. Ele leva em conta 3 elementos fundamentais nos posts: 

Engajamento: se a sua publicação gera uma interação orgânica, natural. As pessoas curtem, comentam, compartilham e salvam o seu post? Então ele é relevante! Vale a pena mostrá-lo para mais pessoas! 
Tempo: ele interfere diretamente no item anterior. As interações nas primeiras horas em que o post vai ao ar definem o nível de engajamento dele. 
Relacionamento: o Instagram sabe com quem você mais interage a partir dos comentários, buscas, compartilhamentos, dos posts que você salva e de qualquer interação que você faça no digital. Os perfis com quem você mais se relaciona fazem o algoritmo entender que são os que você mais tem interesse - e faz questão de mostrar o conteúdo deles para você antes de qualquer outro. 

Um banco de dados para cada um 


Todos os dados que o Instagram reúne através dos 3 tópicos mencionados viram parte das variáveis da “receita de bolo” que o algoritmo segue. Uma receita preparada especialmente para você, mostrando coisas que são do seu interesse e ocultando o que não te agrada, tudo com o objetivo de te fazer passar muito mais tempo no aplicativo gerando ainda mais dados, num ciclo sem fim que mantém essa rede em constante movimento. 


Conclusão


O algoritmo é quem decide o conteúdo que merece ser visto por muitas pessoas e o que vai acabar esquecido num cantinho do Instagram. Mas ele não toma essa decisão sozinho: é constantemente alimentado pelos dados que nós oferecemos a ele sem parar. 

O marketing estuda o público e planeja o conteúdo de forma a “agradar” o usuário, influenciando assim o algoritmo e criando uma onda de engajamento para alcançar o máximo de pessoas possível.
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