Por que o mundo comemora o Dia dos Namorados em uma data (14 de fevereiro) e o Brasil em outra (12 de junho)? A resposta está no título desse post e é resultado de uma incrível estratégia de marketing.
O motivo
Em 1949, João Agripino Dória, pai do atual governador de SP, dirigia a Standard Propaganda, uma agência que foi contratada pela extinta loja Clipper com a missão de reverter a queda nas vendas que acontecia no meio de todos os anos.
A estratégia
O Dória Pai pensou em uma boa estratégia: aproveitar a religiosidade brasileira para instituir uma data para troca de presentes. A agência então sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
A execução
"Não é só com beijos que se prova o amor!", esse foi o slogan criado para aumentar as vendas de junho, mês que não tinha nenhum feriado importante para o comércio até então. "Não se esqueçam: amor com amor se paga" também fez parte da campanha.
O resultado
A Standard Propaganda conquistou o prêmio de Agência do Ano e a comemoração criada se consolidou como uma das mais importantes para o mercado, como se pode notar pela preparação de diversas empresas todos os anos.
A conclusão
Com uma boa estratégia e uma boa execução, é possível identificar oportunidades - ou motivos - no mercado e realizar ações ousadas que trarão resultados a longo prazo.
Mais do que esperar para reagir, podemos agir e, assim, transformar a história.
Precisa de ajuda para desenvolver e executar estratégias para o seu negócio?
Conte com a manduvi Marketing, sua Agência de Marketing !